domingo, 1 de abril de 2012

O inicio da desmontagem

Aproveitei minhas férias para iniciar a desmontagem. Criei um "book" com como a peça é montada, que tamanho de parafusos usa e "dicas" para mim mesmo quando for montar.
Já de cara saiu a lista de peças para caçar e parafusos novos para comprar. É interessante que o revestimento de zinco dos parafusos tem durabilidade pois ele vai se oxidando e indo embora com a água, no caso, 90% está no ferro e serão trocados.
 Desmontei todo o motor e coloquei flanges de madeira fechando os buracos das tubagens para evitar que entre alguma porcaria dentro do motor. Ele está em boas condições e mesmo que eu não vá utilizar, não há porque estraga-lo a toa.
 Um para lama fora, não está ruim por baixo mas também não está bom.
 Isso foi uma emenda mal feita no passado, como é um local que acumula um pouco de água, apodreceu muito.
 O local que encaixa a grade está um pouco afundado. Fico curioso de saber como isso pode ter acontecido.
 Depois de tirar a massa deu para ver por que a emenda tinha sido fechada. Me deu vontade de trocar a saia, mas descobri que é a única parte do chevette que é mais absurdamente rara de ser encontrada. Paciência, vamos fazer outra.
 As lanternas decepcionaram um pouco, e o pior, essa versão não tem a moldura cromada ou preta, o "casco" da lanterna é vermelho transparente da mesma cor da lente. Pelo menos as lentes estão perfeitas. Já consegui um jogo de borrachas que servem perfeitamente nelas, se eu conseguir colar (primeiro tenho que descobrir do que ela é feita) está pronto.
 As lentes da frente estão um pouco danificadas e um parafuso teve a cabeça espanada. Comprei umas lentes paralelas e acho que vou ter que procurar umas usadas em bom estado. A paralela é muito ruim.
 Essa só tem essa trinca, se eu descobrir uma cola que funcione, está resolvido.
O corpo da lanterna está apenas sujo. Limpei um deles com ácido fosfórico e ficou perfeito, exceto pelo fato de que ele parece ter sido originalmente revestido com algum metal (zinco ou níquel) no lado de dentro. Vai para a lista de peças a irem para galvanoplastia.

3 comentários:

  1. A melhor cola pra lentes é feita com pedacinhos de acrílico e formol (você é o cara certo pra desmentir), aplica no local e depois de lixada e polida a lanterna ganha uma camada de verniz cristal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formol eu não sei mas é possível, mas acetona eu sei que funciona, minha preocupação é ter sujeira dentro da trinca das da frente e não ficar bom. Vou tentar nessa traseira que quebrou no meio, o bom seria conseguir um acrílico vermelho, vou procurar uma lanterna traseira quebrada de algum carro novo que seja de acrílico. As da frente eu já comprei um par original, mas essas traseiras estão difíceis.
      Vou mandar umas peças para pintar com epoxi pó em Ponta Grossa muito em breve, se quiser entrar na brincadeira, acho que conseguimos desconto pela quantidade.

      Excluir
  2. Veja esse vídeo, parece tão fácil fazer a lente ficar como nova... http://www.youtube.com/watch?v=LYBiItbi9Vo

    ResponderExcluir