domingo, 9 de dezembro de 2012

Pintura alumínio das rodas

Eu pretendia acumular mais coisas para postar, mas o alumínio pintado com tinta eletrostática a pó ficou tão boa que resolvi colocar a foto agora. Infelizmente tem um local ou outro que ficou um pouco rugoso, mas como é o estepe não tem muito problema, e acho que já sei a causa para não acontecer nas outras rodas.
Esse é o estepe que eu tinha publicado na versão original do post. Abaixo resolvi acrescentar no mesmo post duas rodas que pintei hoje. Resolvi o problema da rugosidade, mas ainda deu alguns problemas principalmente naquela fresta da roda. Mesmo assim estou orgulhoso de como ficou e como é pintura eletrostática deve durar muito tempo...
Eu não sei explicar o que acontece, mas mesmo com os defeitos a roda fica muito bonita com essa tinta alumínio metalico brilhante poliester da Sparta Representações. Fica com cara de polido. De quebra aproveitei a pintura em duas partes e pintei o logo da chevrolet de preto semi brilho.
Essas fotos foram tiradas com o celular sem flash, realmente estou orgulhoso, parece até photoshop. Agora só faltam mais duas, tomara que de certo.
Algumas pessoas me questionaram sobre a pintura a pó. Eu estaria mentindo se disser que é fácil, ela exige uma boa preparação de superfície, limpeza absoluta e um controle de temperatura exagerado no forno. Já detonei muitas peças de chegar a desanimar, algumas peças zincadas que pintei tinham algum tipo de resíduo que quando colocado no forno trincaram a pintura como um "craquelê" e tive que lixar tudo. Algumas vezes coloquei pouca tinta e ficou estranho e o pior é que não dá para cobrir de novo e voltar para o forno, fica pior ainda! Tem que lixar tudo e pintar de novo e não é trivial lixar tinta a pó. Então segue o que descobri até agora:
Peças de aço pode sem lixadas ou jateadas, o importante é que não tenha nada de resto de tinta, graxa, óleo ou suor nelas. Um produto bom, mas difícil de usar é o Quimox da Quimatic, ele desenferruja, desengraxa e fosfatiza a peça, mas é necessário tirar o excesso com um pano ou papel antes que enferruje tudo de novo (questão de 15 minutos!) e lavar com um solvente para tirar o resíduo do papel. Ainda não acertei bem o uso, mas a aderência da tinta fica ainda melhor com o uso dele.
Peças zincadas devem ser bem limpas e levemente lixadas antes de serem pintadas, aleatoriamente uma delas ainda estraga mas ainda não descobri a causa e o cara que vendeu a tinta não ajudou muito no diagnóstico.
Para aplicara a tinta vai ser necessária uma pistola e fonte de alta tensão para carregar as partículas de tinta. Um conjunto de fabricação nacional mais simples custava em agosto/2012 por volta de R$1600 no mínimo. Comprei uma pistola da Craftmanship no eBay por um preço razoável  Tem algumas dessas no MercadoLivre por R$700 para quem não tem como fazer uma importação, mas afirmo que paguei muito mais barato que isso.
Você tem que ter uma estufa que chegue pelo menos até 200ºC, como vocês viram em posts anteriores construí a minha de chapas, isolamento de geladeira, resistências elétricas para usar em saunas, um controlador de temperatura e termopar tipo K que comprei no eBay e um contator convencional. Tem dado um bom resultado.
Cada tinta precisa de uma temperatura e tempo específicos para curar, o preto semi brilho que uso é 200ºC x 30 minutos e o prata 190ºC x 20 minutos. Sempre consulte esses parâmetros com a pessoa que te vendeu a tinta.
Os melhores resultados que obtive foi aquecendo a estufa na temperatura final e colocando as peças dentro. Ela esfria um pouco mais chega rápido a temperatura alvo. Deixar a peça dentro da estufa desde a temperatura ambiente normalmente causa rugosidade ou outros problemas. Parece eu se a tinta passar muito tempo em temperatura mais baixa que seu ponto de amolecimento ela começa a curar e depois não "escorre", se acomodando ao contorno da peça causando a rugosidade. Se você coloca direto na temperatura alta, ela dá uma escorrida antes de curar, melhorando o acabamento.

5 comentários:

  1. Show de bola!
    É muito dificil fazer esse tipo de pintura a pó?

    Tambem estou reformando meu chevette e estou registrando tudo em um blog http://chevette80.blogspot.com.br/

    Tem que gostar mesmo não é? Da trabalho d+!!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, dá muito trabalho mesmo, principalmente para fazer tudo direito. Atualizei o post com fotos de mais duas rodas e um pouco sobre a pintura a pó. O pior é o custo inicial (pistola + estufa), o problema de quantidade mínima de venda dos fornecedores (25kg!) que dá para fazer uns 50 carros e os erros que vão rolando até pegar os macetes. No mais, vale a pena, a pintura é sólida, durável e bonita. Uma alternativa é jatear todas as peças e levar para pintar em um lugar especializado, custa por volta de R$30 o m² do preto liso semi brilho em Curitiba.

      Excluir
  2. Ei Paulo, fica bonito mesmo com essa pintura! Por um acaso, o Chevette usa câmara? Se sim, dá pra trocar o aro e colocar o miolo original, eu pretendo fazer isso no Corcel, aí eu posso usar sem câmara, o serviço, sem contar o os aros, fica em torno de 250 reais, e é feito aqui mesmo em SMS com muita qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade essas rodas são do GP 76 e dos modelos a partir de 78. As dele são aquelas com a calota de inox. Pessoalmente acho essas mais bonitas e tem a vantagem de não usar câmara. O estepe dele no entanto ainda é com câmara, mas agora que já pintei acho que vou deixar assim mesmo... Não quer passar tinta a pó nas rodas do Corcel? Se couber no forno fique a vontade, tem muita tinta disponível.

      Excluir
  3. Cara, seria uma boa, mas primeiro tenho que trocar meus aros, e como eu não tenho pressa, as rodas são a ultima coisa com a qual vou me preocupar, mesmo assim, agradeço!

    ResponderExcluir