domingo, 30 de dezembro de 2012

Paralamas totalmente removido e escultura em chapa!

Esse sábado resolvemos dar um fim definitivo ao paralamas interno direito antigo, a remoção dele me lembrou uma corrida de mtb onde os primeiros 14km eram a subida da estrada da Graciosa em Morretes. Eu e um amigo planejamos o percurso para saber quanto tempo demoraríamos para chegar ao final e quando a corrida iniciou a subida eu olhei para o velocímetro, para o frequencímetro, para o inclinômetro e disse para meu amigo: "Cara, de onde tiramos que dava para subir a Graciosa com média de 11km/h?". No fim fiz média de 9km/h e já fiquei feliz, meu amigo chegou 5min depois de mim e desistiu da prova nos 30km restantes. No fim terminei com média geral de cerca de 15km/h, mas aprendi que por mais simples que algo pareça, na hora podem surgir muitos imprevistos. Achamos que tiraríamos o paralama em um dia e acabou levando três, fora que vamos ter muita coisa para arrumar antes de montar o novo.
Saindo um pouco do assunto, andei praticando fazer relevo em chapas para tentar fazer o símbolo da chevrolet na tampa traseira da brasil. Projetei a caçamba com o mesmo desenho da original, só não sei se vou ser capaz de fazer os paralamas, mas por enquanto vai ficar sem (sem a caçamba também pois primeiro vou colocar ela para andar!). 
 Nem tudo foi ruim, a estrutura só está danificada por "corrosão" (solda gambiarrada feita por algum "funileiro" tosco). Vou remover a ferrugem e depois é só soldar uma plaquinha com o formato correto.
 Essa região que destaquei em vermelho é onde o paralama deveria ser ponteado na peça que segura o farol do carro. Infelizmente o esperto soldou tudo brutalmente o que deixou o carro desalinhado (estava com cerca de 1,5cm diferente de um lado para o outro!)  e quando fomos remover tivemos que estragar um pouco. Nada que um pouco de plástica com minha TIG não resolva.
 Para quem nunca viu, o paralama interno vem até a parte de dentro do carro e tampa essa região indicada pela seta.
 Os piores lugares para soltar o paralama são esses dois pontos que ficam atrás da lataria que segura o painel, tentamos cortar com a retífica mas foi difícil. Não tem como usar talhadeira ou qualquer outra ferramenta de porrada. No final acho que eles desistiram e soltaram sozinhos.
 Enquanto eu estava dando umas porradas no paralama sozinho (depois o Fernando veio ajudar pois estava bem complicado!) o Fernando foi preparando a parte traseira para soldar. Se você olhas os posts antigos eu tinha colocado uma foto desse lugar todo detonado.
 Esse lugar é aquele onde o teto é ligado na coluna do vidro da frente. Infelizmente apodreceu e os caras consertaram de manira muito gambiarrada. Não acho que vai dar para deixar o friso original, na verdade acho que não temos informação suficiente de como ele era sequer para tentarmos. Vou dar uma bisbilhotada nuns chevettes no ferro velho do Macarrão aqui perto e ver se dou sorte.
Só para constar, esses são a coluna de direção, suporte de estepe, suporte do hidrovácuo e suportes do motor pintados com tinta a pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário