domingo, 24 de março de 2013

Day after

Colocar o paralamas foi muito mais chato do que o esperado, fazer solda ponto com a TIG sem furar a chapa é possível mas a taxa de erro é enorme, gerando um monte de trabalho para arrumar os buracos. Felizmente está praticamente feito e essa semana o carro vai para o jato, se isso fosse o Overhauling acho que seria algo em torno do 4º dia. De quebra aproveitei para fazer a caixa de bateria nova e pintar o diferencial. O tempo está correndo agora e tenho que deixar o carro pintado por dentro e com a suspensão dianteira e traseira montadas até o final de abril! Agora o bicho vai pegar.
 Aqui estão os reparos que fizemos no suporte do farol que estava detonado.
 Os primeiros pontos feitos para segurar o paralamas. Trabalho para 2 pessoas ou mais, é difícil fixar tudo e pontear ao mesmo tempo. Vou dar umas dicas abaixo, mas já deem uma olhada no alicate no chão junto com os martelos no chão, ele não é muito conhecido em alguns estados mas é essencial para um trabalho desses.
Quase tudo quase pronto.
 O reforço que fica na coluna segurando parte do paralamas foi meio "destruido" na remoção do antigo, então ele teve que ser reconstruído.
 A caixa de bateria nova. O segredo é moldar tudo com papelão e fita crepe e quando estiver perfeito cortar a chapa. Os canais (reforços) podem ser feitos esmagando a chapa para ela ficar maior e depois conformando com o vão de uma morsa. 
 Vista por dentro. Dá para ver melhor os reforços.
 Aqui já está tudo da caixa da bateria ponteado. O Luis que me ajudou na solda do diferencial vai fazer o enchimento com MAG.
Aproveitei para terminar as canaletas dos vidros, agora é só lixar e cortar os excessos.
 
 Mudando de assunto, esse é o diferencial com o Wash Primmer. 
 Aqui já está com o fundo de PU com alto teor de sólidos. Próximo passo pintura com PU preto fosco.
 Para fazer solda ponto com uma TIG, sem fazer furo em pelo menos uma das chapas, você precisa de um alicate de funileiro similar a esses da foto. Fixe a chapa de maneira que elas fiquem o mais próximas possível. O ponto será feito entre os dentes do alicate. Uma maneira de aproximar as chapas onde será feito o ponto é dar uma pancada com um martelo bola e fazer uma pequena mossa.
Esse desenho é para ajudar a entender os problemas dessa técnica. As chapas nunca estarão perfeitamente juntas devido a pequenas deformações da conformação. Quando temos duas chapas na horizontal a poça de fusão é puxada pela gravidade e aumenta sua área de contato com a chapa inferior facilitando sua fusão. Quando estamos na vertical, qualquer pequena distância entre elas permitirá que a poça de fusão "escorra" deixando um buraco que você vai ter que preencher de solda. O que as vezes ajuda é literalmente "enfiar" uma vareta de solda na poça antes que ela escorra. O melhor é fazer o possível para deixar as duas chapas juntas.

 Esses são alguns dos pontos horizontais que fiz vistos pelo lado oposto. Pelo menos no inicio é uma boa ideia (principalmente nas verticais) ter alguém ajudando olhando se fundiu o lado oposto. O uso de metal de adição na poça ajuda na viscosidade e na resistência mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário