quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Jornada

Foi embora! Se estivéssemos no Overhaulin provavelmente seria algo entre o 4º e o 5º dia, enviei o chevette para o jato, mas como fiz uma viagem de férias e estou em estado de emergência com a montagem dele e da brasil não fiquei muito tempo no computador por muitos dias e não postei nada por tanto tempo que ele já voltou!
Enquanto ele estava fora terminei o preparo do diferencial, que ainda não está montado pois o cara de quem comprei os rolamentos no ML me mandou 2 errados! Chegaram as buchas de poliuretano, mas ainda não instalei, consegui desmontar pinças de freio o suficiente para ter duas perfeitas, estragamos uma bandeja esquerda no remover as buchas originais
No por jato a caixa de bateria ficou muito boa,  inspecionei a lataria hoje a tarde e acredito que não tem muito mais coisa para fazer, pelo menos nada que um dia de solda não resolva no todo. Infelizmente o jatista acertou uma parte do teto e fez umas 3 mossas! Vai ser uma droga para arrumar, mas agora já foi. 
Foi embora ... no remover ficaram uns 50kg de terra, ferrugem e recortes de lata no chão. Ótima oportunidade para limpeza!
 O diferencial ficou bonitão, falta apenas fazer os dois encoders das rodas e conseguir um dos rolamentos das rodas.
 Embora o diferencial tenha ficado bom, nada se iguala a pintura a pó preto semi brilho, como essa da tampa. Pena que meu forno é pequeno demais para o diferencial todo.
Agora tenho todas as partes das pinças de freio! Só falta escovar, pintar com pó e montar!
 Aproveitamos a deixa para dar um trato nos paralamas .... acabei esquecendo de terminar, é o que dá fazer muita coisa ao mesmo tempo...
 Este é o jogo de buchas de poliuretano (PU). Faltou o da estabilizadora traseira que o cara vende a parte, mas não tenho pressa nessa parte, no momento o carro precisa estar com as 4 rodas no chão!
 Tentei colocar as buchas usando os punhos e um morsa de bancada .... não dá, já estão no carro para levar para prensa amanhã.
 Aqui já estava jateado .... faltaram algumas partes e foi bem nesse retrabalho que o cara estragou o teto ...
Aqui depois de chegar em casa. Depois de colocar a saia e soldar os buracos estará pronto para pintar.
Falta dar uma esmerilhada na solda que o Molenda fez na MIG na caixa de bateria. Ficou bonito.

4 comentários:

  1. Cara, seu carro está ficando lindo de mais...parabéns. Perguntas: 1- As buchas de Poliuretano não vão deixar o carro muito duro? 2- Você pintou o diferencial com tinta PU? Preparou como ? Jato, Primer e depois PU? Abraço

    ResponderExcluir
  2. Na verdade quem deixa o carro macio da é a relação de mola, amortecedor e geometria, as buchas são para absorver movimentos "não convencionais" da suspensão. Em teoria o carro vai ficar mais firme pois a geometria fica mais estável. Meu único medo é que se houverem muitos esforços laterais ou em direções não convencionais pode forçar um pouco o "chassis", mas analisando as borrachas das buchas que temos no mercado hoje, a dureza não é muito diferente com a vantagem que o poliuretano é muito mais resistente ao desgaste. Um ponto que me foi mostrado recentemente é que se não forem bem lubrificadas na instalação as buchas de PU são barulhentas, então estou mandando graxa em tudo (algo que não dá para fazer nas de borracha!).
    Vamos ver no que dá, até agora não achei alguém que colocou PU e achou ruim, mas ....
    O diferencial eu não tive coragem de jatear, mesmo limpando bem fiquei com medo de sobrar algum abrasivo dentro. Tirei tudo no removedor pastoso com jato de água, escovas rotativas e lixa. Lavei tudo com solvente de PU puro, passei o wash primmer, primmer de PU com alto sólidos e depois PU preto semi brilho industrial. Não consegui o semi brilho automotivo, só tem fosco ou brilhante. O PU industrial que usei é muito legal de lidar pois você acerta facilmente a textura com a relação do solvente e a pressão de ar da pistola, fica bem bonito e bem duro.

    ResponderExcluir
  3. Paulo, estou acompanhando "como um fantasma" a pouco tempo seu blog, tenho um chevette tubarão que comprei recentemente e meu sonho é fazer como vc...mas não tenho conhecimento para tal, nem espaço e nem dinheiro..rtsrsrrsr. Estou pensando em fazer um curso de funilaria e pintura pra mexer no bichano. Tenho noções básicas de mecanica (o necessario pra não ser enganado em oficina.rsrrs).
    Espero ir batendo papo com vc pra pegar algumas dicas!
    Mas venho de primeira impressão te dar uma dica, não use graxa nas buchas de PU, pois ela acaba com as buchas,,,,geralmente vem um potinho junto com o kit de silicone específico pras buchas...O certo é remover toda a graxa do conjunto e "besuntar" tudo com o silicone. No site da Energy vc encontra algumas dicas http://energysuspension.com/
    Um forte abraço e parabéns pelo cheva!!!
    Daniel Zucco - Brasília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que é estranho, elas realmente vieram com umas bisnagas, mas está escrito graxa grafitada nelas, vou ligar para o fabricante e bater um papo, pode ser que seja uma graxa a base de um sabão diferente que o tradicional litio.

      Excluir