quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Peças jateadas e mais pintura a pó

Com o forno, uma pequena quantidade de tinta a pó e minha pistola de pintura a pó da Craftsman os trabalhos com a suspensão e peças pequenas está andando muito bem. A tinta eletrostática a pó já tem uma aderência, resistência mecânica e permeabilidade absurdas garantindo que suas peças vão durar muito tempo se dor de cabeça, mas mesmo assim resolvi fosfatizar as peças antes para melhorar essa aderência. 
Utilizei o Quimox da empresa Quimátic, comprei na Osten Ferragens em Curitiba, esse produto é muito "forte", é baseado em ácido fosfórico e aparentemente algum outro ácido que não identifiquei (nem procurei saber mesmo) que decapa qualquer ferrugem, fosfatiza e ativa a superfície da peça. Essa ativação é um pouco perigosa, se você não secar a peça logo e já aplicar o pó (ou o fundo se for tinta liquida) ela oxida rapidamente (30 minutos já está marrom). O fabricante recomenda "lavar" a peça imediatamente após a aplicação mas nos testes que realizei a água já oxidou toda a peça, solvente deu um resultado melhor. No fim os testes de aderência mostraram que apenas secar o produto com um papel toalha já dá um resultado excelente.
 Algumas peças antes do jato. Observe as pontas de eixo dianteiras já empapeladas para o jato não "machucar" a área usinada. No geral algumas voltas de fita crepe já basta.
 Peças jateadas: Travessão (agregado), protetores do freio dianteiro, bandejas dianteiras, barra estabilizadora e outras "pequenas".
 Algumas delas já pintadas (replay dos cinzeiros).
Essa saiu parecendo nova. Dica, quando for pintar eixos com pó, a área usinada deve ser protegida com fita de silicone (carissima!) ou papel alumínio segurado com fita de silicone. Afinal isso tudo vai para o forno a 200ºC para a tinta preto fosco liso semi-brilho.
Outra coisa importante, a melhor solução para cobrir toda a peça é pendura-la com arame. No caso de peças mais pesadas isso pode resultar em um acidente na mão durante sua movimentação para fora do forno, mesmo com o uso de ferramentas adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário