quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Nada aconteceu

Essas ultimas semanas não resultaram em muito progresso. Descobri que os 45mm não eram uma boa medida para a distância do flange para o freio traseiro do lado direito e tive que refazer a solda. Tirando mais algumas medidas dá para afirmar que 47mm funcionará para os dois lados com segurança. Já corrigi o post anterior.
Resolvi desmontar o freio dianteiro para dar uma geral nas pinças, seguem algumas dicas de como fazê-lo:
Primeira coisa, ligue a entrada de fluido (sem tirar o sangrador! Na foto está errado!) no ar comprimido para  colocar os pistões para fora. Nessa da foto isso foi tentado e ela está travada .... deixei de molho no óleo desingripante para ver se solta mas acho que já era... 
 Bata nesses pinos pelo lado mais fino.
 Esse é o pino. Veja se ele está em boas condições e de uma boa limpada nele.
Sem os pinos as pastilhas devem sair junto com a mola (a chapinha da próxima foto). Veja o estado dessas. Elas estão praticamente sem desgaste, no entanto estão fragilizadas e já com partes quebradas e não são de marca genérica. Se não me engano elas são da época da transição da proibição do amianto, nessa época o amianto foi proibido e ninguém tinha um substituto adequado. Em essência a pastilha de freio é feita de uma matriz polimérica termofixa (basicamente em linguagem normal, um plastico que não derrete) normalmente uma resina fenólica e agregados abrasivos, normalmente fibrosos, chamados de produtos de fricção que originalmente era o amianto. Com a proibição o pessoal começou a experimentar, alguns fabricantes chegaram a misturar limalha de ferro na resina, o que freava bem, mas matava os discos (cheguei a colocar uma porcaria dessas na minha moto!). Outras coisas testadas foram barita (oxido de bário, usado até hoje), kianita e mulita (silicatos de alumínio) etc. Vai saber o que usaram nessas ... 
 Remova os parafusos da pinça.
 Cuidado ao separar as partes para não perder os o-rings. Se somente um dos seus pistões tiverem se movido durante a pressurização tente tampar um dos buracos e pressurizar o outro. No caso dessa pinça nenhum se moveu ainda ...
 Muito cuidado ao tirar a borracha de vedação do pistão, você pode ficar tentado a usar uma ferramente pontuda e danificar mortalmente a borracha. Depois é só remover o que faltar do pistão, com cuidado para não quebrar as bordas dele! Use uma alavanca de material mole como madeira ou nylon e apenas na região mais grossa!
 Essa é uma foto do prato no lugar. Coloquei para testar antes de jatear o diferencial e descobri que estava errado ...
 Esse lado no entanto deu certo, mas dava para estar mais para dentro (47mm) sem problema. Nessa montagem descobri que uma das pontas de eixo está muito torta, agora vou para caçada de uma outra ...
Chegaram as satélites para o diferencial. Visivelmente não são originais, mas a qualidade parece ser muito boa.

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