terça-feira, 1 de maio de 2012

Fazendo o painel com fibra e a aquisição do travessão

Hoje iniciei o revestimento do painel com fibra de vidro depois de remover o plastico antigo. Como todo painel dessa época ele estava totalmente trincado e degradado, em alguns pontos dá para ver as trincas que propagaram até a espuma de PU que ficava por baixo. 
 A ideia é:
  • Passar uma película fina de removedor pastoso para destacar o plastico original (não tirei fotos ...);
  • Passar um pouco de resina de poliester;
  • Colocar a manta de fibra e passar mais resina sobre ela;
  • Nivelar com massa plastica flexível de poliester e um pouco de lixa;
  • Fazer os buracos das entradas de ar com serra copo e dar acabamento com mais massa;
  • Pintar com tinta emborrachada e um rolinho texturizador (já testei e fica bom!)

 Na foto já está com fibra no lado do passageiro e com resina no lado do motorista, as trincas estão tão degradadas que "sugaram" toda a resina que passei.

Consegui um travessão "novo" mas quando tirei o barro, encontrei uns amassados ruins, vou ter que continuar procurando.

9 comentários:

  1. Cara Você tá fazendo o que Eu tenho vontade de fazer no meu chevette 77 e não tenho condições. Estou torcendo pra tudo dá certo. Valeu!!

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  2. Vai cuidando dele com calma que logo você consegue, o importante é não deixar ele ficar muito detonado. O meu fazem 10 anos que estou para iniciar e não conseguia pois me mudei muito de cidade e não tinha espaço.

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    1. Cara, tomei coragem e iniciei a reforma do Chevette aqui proximo a minha casa, reformar não é facil e se assemelha a reforma de uma casa quanto mais mexe mais aparece o que reformar e o que comprar. Um bom Dia!!! Valeu!!

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    2. Parabéns pelo inicio do trabalho!
      Depois que virei o meu de lado, te recomendo a começar por aí depois de desmontar ... achei uns podres sob os suportes dos braços da suspensão traseira que são assustadores, devo postar em breve as fotos e o reparo que farei esse final de semana.

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  3. Eu estou acompanhado a sua reforma, com o empenho que você tem o seu Chevette vai ficar ótimo, estou torcendo por você!!!
    Paulo, quem eu soubesse fazer igual você... Depois que recebi o meu Chevette, só vejo decepção. Quebraram a fiação quase toda, deixou a pintura mal feita, já gastei que não é brincadeira e não tá bom não. Cara eu vi o serviço do pintor em outro carro ele deixou perfeito, e eu pague a mesma coisa. Será que o dinheiro do outro cliente tem mais valor?
    Estou com tanto desgosto quando vejo o carro que to pensando em vender, mais é um veiculo desvalorizado na minha região, não sei mais o que fazer...
    Desculpe-me o desabafo.

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    1. Cara, não desanime não, estude bem as técnicas e se prepare para parar o carro por pelo menos 1 ano para fazer as coisas direito.
      Pintura é uma coisa bem complicada e infelizmente a maior parte dos "profissionais" são apenas "espirradores de tinta". Quando eles trabalham com carros mais novos o trabalho acaba ficando bom pois as tintas modernas são compativeis com a tinta original desses carros e tem uma reologia "for dummies" para garantir que o resultado sempre fique bom. Além disso, as chapas dos carros a partir de 93 não enferrujam facilmente pois são de aço chamado "acalmado" então "qualquer coisa" que o cara fizer com os produtos atuais acaba dando certo.
      O maior problema é quando vão fazer uma "repintura". Dificilmente a tinta original é removida por completo, pois é muito trabalhoso, e as tintas modernas não são exatamente compatíveis com a original, não garantindo aderência nenhuma. Existem produtos para melhorar essa aderência mas a pintura vai ficando grossa e os vincos e detalhes do carro ficam muito feios, qualquer um que entenda vê a feiura de longe.
      Minha recomendação, pare o carro, desmonte ele todo, faça um churrasco com os amigos num dia bem seco e ponha todo mundo para lixar. Lave o carro com solvente, passe um fosfatizante como os que a Vonder venda (embora eu prefira o Quimox) e logo que ele secar passe um wash primmer e um fundo com alto teor de sólidos. Só depois leve para alguém de confiança pintar. Se der na telha, pinte o interior, cofre, parte inferior dos paralamas e do carro você mesmo pois são regiões que toleram muitos erros.

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  4. Meu caro tenho um 76 todo podre, estou vendendo completo com motor cambio diferencial painel enfim mecanica ok motor 8500Km retificado, não tenho como reformar porem, quem estiver afim é uma otima higiene mental.
    email: maralg001@gmail.com.

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  5. Tudo bem Paulo! Tem fotos com a finalização do tabelier? Quando você menciona tinta emborrachada, qual seria a especificação para compra? Estou com alguns tabeliers para restaurar e escolher o melhor para meu carro, assim poderei fazer alguns testes de acabamento conforme as suas dicas. Abraços

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    1. Vai avançando a partir desse post do blog que tem o resto, foram umas 3 ou 4 aparições do tabelier. Tem "borracha líquida" para vender no mercadolivre, mas o "bate pedra" que se passa sob os carros também fica bom.

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