terça-feira, 4 de agosto de 2015

Hora de Montagem!

Para variar, estou me mudando de novo, mas dessa vez o chevette vai quase montado e pretendo não demorar muito mais depois da mudança para ele estar andando. O mais complicado vai ser a parte elétrica e eletrônica pois essa vai ser pesada e depois da experiência com a Chevrolet Brasil, não sei onde vai caber tanto fio.
A pintura ficou muito boa, achei apenas um problema no capô, mas acho que dá para arrumar com uma lixa fina. A embreagem hidráulica nos deu um belo banho para montar pois eu medi o retentor com um atuador de corsa e comprei um de prisma achando que era idêntico, mas o do prisma é mais fino. Acabei arrancando o retentor do atuador e colocando o original da moringa do chevette no adaptador. Aparentemente ficou perfeito e "vedado" como toda embreagem deveria ser.

 Funilaria nos "finalmentes"

Praticamente pronto para pintar
 
Tinta fresca

 A roda realmente combinou. Alguns tinha dúvidas em relação a cor, mas acho que fora o fato de parecer algum tipo de doce de café com leite, ficou muito bom.

 Recebendo o polimento

A caixa de direção hidráulica no lugar. Quase plug and play, mas o chevette americano e canadense não tem esse "pseudo" protetor de carter fazendo parte do travessão então tive que fazer alguns "ajustes" para não pegar na tubulação que sai na parte de baixo.

 Porta sendo montada

 Suporte de estepe original com pintura a pó

 Colocando a borracha no vidro. O difícil é achar uma cordinha forte e fina o suficiente.

 Vidro no lugar

Embreagem hidráulica interna montada no lugar. Fico devendo a foto do sangrador e da vedação.
 
Freio a disco montado no lugar. Ainda tenho que instalar todas as mangueiras e tubulações.

 Vista de baixo. Ainda falta fixar uma vedação do diferencial e instalar o cardam. Não sabia que tinha dois tipos de fixação de cruzeta no chevette, acabei com uma combinação que não deu certo, vou ter que caçar uma solução.

 Vista do câmbio 5 marchas pintado a pó com o bumerangue.

Motor já no lugar (equilibrado, eu ainda não tinha os suportes)

 Mais coisas no lugar

 Dependendo de como se olha, parece até pronto

 Motor no lugar parcialmente montado. Vou ter que tirar quase tudo de novo para fazer a elétrica e dar uma geral nos apertos de parafusos, além de ter que mudar parte da tubulação do filtro de ar que vai para o lugar errado. É importante manter o volume e comprimento do sistema de admissão para garantir a correta ressonância na entrada de ar, que aumenta um pouco a potencia nas rotações mais importante.

Aqui dá para ver o suporte de um lado, ele ainda não recebeu acabamento, removendo material a mais, mas com o tempo que tínhamos, foi o que deu para fazer.

26 comentários:

  1. boa noite , eu acompanho o seu projeto a ano, parabens, queria eu ter essa dedicaçao, a pouco eu adquiri um motor gm 2,4 flex power. reparei que os suportes que voce esta usando nao sao comprados , teria como voce mandar ou ate mesmo postar aqui no blog o esquema(desenho, medidas) desses suportes, seria de uma ajuda gigante ,nao so para mim como para muitos que visualizam seu blog e dependem desse suporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o 2.4 é bem facil de resolver, se não me engano o suporte da s10 ou do omega 4cc serve perfeito. O problema do 2.4 é que ele nunca foi colocado na longitudinal num carro, então ele não tem furação "simples" para essa posição. Fizemos esse suporte empírico, mas quando tirar para arredondar os cantos e pintar eu posto o projeto. Outra coisa, prepare-se para modificar o carter, ele pega na caixa de direção no lado do passageiro, depois posto fotos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Meu amigo se você puder fazer isso será uma alegria pra mim, seu projeto é lindo, se eu tivesse a metade da sua determinação

      Excluir
  2. Olá amigo. Achei seu blog recentemente... Maravilhoso! Parabéns pelo projeto, execução e riqueza de relatos. Acabei de recuperar o chevette 75 de meu falecido avô. O veículo havia sido dado em 1996 por uma dívida referente a um outro carro. O atual dono faleceu e o espólio me vendeu o carro. Ainda nem consegui olhar o carro, mas farei uma restauração e estou com orçamento de cerca de R$ 15 mil... Vc diria que o valor está perto do seu investimento? Aliás, atualize o post para alegria dos chevetteiros de plantão. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Estou devendo umas atualizações mesmo, tenho que colocar os projetos dos suportes e mais algumas coisas, mas como me mudei de novo ainda não consegui colocar a oficina em ordem.
      O valor vai depender do que tem que fazer e é difícil de comparar com o que eu gastei pois eu fiz pessoalmente muita coisa e estou trocando o motor por um mais moderno. Mas vamos fazer um chutão:
      R$8000 funilaria + pintura + alisamento supondo que não está precisando comprar um para-lama ou um capô, apenas o assoalho ou parte dele;
      R$2500 tapeçaria top com bancos em couro;
      R$2500 pneus, amortecedores, coxins e borrachas com canaletas de vidro;
      R$750 Chicote novo trocado (eu não usei nem parecido com o original, estou fazendo o meu por causa da injeção, derivado do chicote do corsa);
      R$1600 Retifica completa do motor
      R$300 Carburador
      No chute, se o cara for fazer tudo isso não está muito fora o preço ... mas na boa, o motor do chevette é muito sensível, aproveite se for fazer e coloque uma injeção eletrônica, nem que monoponto (não dá muita diferença para a multiponto com o coletor de admissão não dimensionado) igual coloquei na minha chevrolet brasil quando ela estava com 4cc, você vai gastar uns R$2000 no máximo com a mão de obra (modulo HardwareCar para distribuidor dá uns R$950 + TBI do monza/kadett monoponto uns R$300 + o resto em mão de obra. Esse módulo da hardwarecar é muito fácil de instalar com distribuidor e monoponto, é quase igual colocar ignição eletrônica de tão simples.)

      Excluir
  3. Paulo, boa tarde.
    Muito interessante e bem executado esse seu projeto.
    Eu estou (há dois anos) refazendo e modernizando meu 79. Instalei um GM 2.0 e depois de muita luta com a injeção original (do Astra) eu acabei substituindo por uma FuelTech FT 400. Gostei muitíssimo do painel digital que você desenvolveu e gostaria de saber se já chegou à sua conclusão, pois se não me engano, você mencionou que assim que alguns probleminhas fossem resolvidos, o colocaria à venda. Como anda esse projeto? Já em funcionamento pleno? Se sim me dê uma noção de valor e de facilidade de adaptação para que eu adquira um e instale no meu 79. Se não for incomodo para você, me mande a mensagem por e.mail:
    marco-brito@uol.com.br
    Outra coisa: com a adaptação da direção hidráulica, você eliminou aquele problema do escapamento passar rente à ela?

    ResponderExcluir
  4. Paulo, boa tarde.
    Muito interessante e bem executado esse seu projeto.
    Eu estou (há dois anos) refazendo e modernizando meu 79. Instalei um GM 2.0 e depois de muita luta com a injeção original (do Astra) eu acabei substituindo por uma FuelTech FT 400. Gostei muitíssimo do painel digital que você desenvolveu e gostaria de saber se já chegou à sua conclusão, pois se não me engano, você mencionou que assim que alguns probleminhas fossem resolvidos, o colocaria à venda. Como anda esse projeto? Já em funcionamento pleno? Se sim me dê uma noção de valor e de facilidade de adaptação para que eu adquira um e instale no meu 79. Se não for incomodo para você, me mande a mensagem por e.mail:
    marco-brito@uol.com.br
    Outra coisa: com a adaptação da direção hidráulica, você eliminou aquele problema do escapamento passar rente à ela?

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, estou arrumando o meu 78 e preciso do bumerangue igual ao seu, pois no meu fizeram um suporte com cantoneira q ficou medonho, estou colocando o 2.5 do opala, você comprou pronto ou fez? tem o desenho com as medidas? Se puder me passar agradeço, até uma vez vi num comentário alguém vendendo este suporte mas não achei. Segue 0 meu e-mail pasqualin75@hotmal.com

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, estou arrumando o meu 78 e preciso do bumerangue igual ao seu, pois no meu fizeram um suporte com cantoneira q ficou medonho, estou colocando o 2.5 do opala, você comprou pronto ou fez? tem o desenho com as medidas? Se puder me passar agradeço, até uma vez vi num comentário alguém vendendo este suporte mas não achei. Segue 0 meu e-mail pasqualin75@hotmal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviei o desenho para você no email, não tinha colocado ele no meu blog pois ele não era difícil de achar na internet, mas por alguma razão sumiu completamente (nunca vi algo sumir da internet, primeira vez!). Vou publicar na próxima postagem.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Paulo tem como me enviar as medidas também?
      No meu Chevette 79 aumentaram o suporte mas também ficou medonho e fraco (o suporte empenou está pegando no escapamento) se puder enviar para meu email: matheus.salustiano19@gmail.com
      ficarei muito grato!

      Excluir
  7. Boa tarde amigo, primeiramente parabeans pelo projeto!
    achei seu blog hoje e queria saber se modificou os freios dianteiros dele, pois os originais não são muito bons... e se sim, como fez? poderia dar umas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu penso constantemente nesse freio dianteiro e ainda não me resolvi em relação a colocar um mais poderoso, principalmente pois vou usar roda aro 13 e não vai caber nada com diâmetro muito maior. O único upgrade nesse caso seria um disco ventilado, mas as pinças do chevette não são tão ruins e o carro é tão leve que estou em dúvida também se vale a pena somente essa mudança. Além disso estou com um sistema de ABS e controle de tração engatilhado para instalar nele.

      Excluir
    2. Eu estava pensando no kit da powerbrakes de circuito pra ele, mas nao consegui falar com eles de lá pra saber como funciona frio o kit deles... e tambem ponderei esses discos ventilados, estou montando um turbo e preciso que ele pare de acordo, e ainda perder o vicio pois andava com um 4.1 aspirado porem com abs nas 4... rs

      Excluir
  8. Amigo se precisar de uma pecas estou aí pra qualquer dúvida fiz alterações no freio do meu Chevette estou utilizando freio a disco nas 4 rodas estou utilizando as rodas originais do tubarão foi uma adaptação simples porém tive que mudar muito como adaptá-las em relação às rodas por serem Muito pequenas para determinadas achei seu sistema de freio a disco traseiro um pouco complexo porém parabéns pelo trabalho os detalhes no meu Face Alessandro Reis Taubaté

    ResponderExcluir
  9. Amigo se precisar de uma pecas estou aí pra qualquer dúvida fiz alterações no freio do meu Chevette estou utilizando freio a disco nas 4 rodas estou utilizando as rodas originais do tubarão foi uma adaptação simples porém tive que mudar muito como adaptá-las em relação às rodas por serem Muito pequenas para determinadas achei seu sistema de freio a disco traseiro um pouco complexo porém parabéns pelo trabalho os detalhes no meu Face Alessandro Reis Taubaté

    ResponderExcluir
  10. Paulo,bom dia! Perfeito o seu projeto, estou reformando o meu 78 mas bem mais simples. Parabens pela ousadia. Como vc mesmo disse, o projeto do bumerangue sumiu da net. Por gentileza, poderia enviar para meu email: florianoderezende@hotmail.com
    Um grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  11. boa noite.. tudo bem. mais um pardal de carteirinha.. manda o enderco que eu ja te coloquei no clube kkkk.. por gentileza. eu gostaria de saber como vc usou o atuador da embragem..hidraulico. eu to montando um gurgel com motor do santana e colocando cambio do chevette nele... com a flange de adaptacão. e qual o atuador burrinho no pe que vc usou grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela questão de ficar dentro do paralamas se for o do corsa, vectra etc, coloquei o do ômega, que fica do lado de dentro, soldei um suporte na pedaleira para que ele seja empurrado com o "gancho" do pedal sem muita modificação, mas devo confessar que não testei ainda pois estou brigando com a parte elétrica do carro. Quando testar eu posto as fotos.

      Excluir
  12. Paulo , bom dia .

    Parabéns pelo seu trabalho e como alguns aqui do blog estou precisando fabricar um suporte bumerangue pro meu cambio 5 marchas que estou instalando no meu tubarão .
    Poderia me ajudar ?
    Abraço e sucesso nos seus projetos

    ResponderExcluir
  13. Paulo , bom dia .

    Parabéns pelo seu trabalho e como alguns aqui do blog estou precisando fabricar um suporte bumerangue pro meu cambio 5 marchas que estou instalando no meu tubarão .
    Poderia me ajudar ?
    Abraço e sucesso nos seus projetos

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Paulo, o Carter que você modificou é de alumínio?

    ResponderExcluir
  15. Cara vc conseguiu usar as rodas 13 na traseira do carro com os freios a disco

    ResponderExcluir