sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Freio a disco na traseira e direção hidráulica GM

Desde o último post, estive fora da cidade e fiquei doente (e ainda estou e estarei por mais algumas semanas), mas pesquisei bastante para encontrar algumas partes que faltavam e trabalhamos razoavelmente no carro, principalmente na barte de baixo. Com o diferencial desmontado, fiz o projeto de parte do sistema de freio a disco e já construí as peças, amanhã vamos tentar montar o diferencial "provisoriamente" para marcar a posição da soldagem do suporte. Segue abaixo o início do "tutorial" de como colocar o freio a disco traseiro no chevette de maneira um pouco mais trabalhosa, mas muito mais garantida e segura. Essa modificação deixa o chevette compatível com uma grande gama de sistema de freio a disco traseiro como do monza, do vectra alemão e algumas versões do vectra novo (4 furos). Não esqueçam que é muito importante ter uma valvula equalizadora ou um sistema de ABS para garantir que a traseira freie menos que a frente! Se não tiver a traseira pode travar e não preciso dizer as consequencias disso. O freio a disco traseiro no chevette tem duas vantagens, não deixa o semi eixo sair se ele quebrar (acredito, pode acontecer!) e ao contrario das lonas existe uma maior tolerancia ao calor gerado em frenagens longas e fortes como uma descida de serra (embora eu recomende freio motor nesses casos), fora isso, freio a disco na traseira só é legal.
 Para começar, dei uma olhada no blog e ví que não coloquei uma foto dos suportes do braço da suspensão traseira com a solda reforçada, então aqui está. O mais importante são os furos cheios de solda, a selagem da margem tem uma importância "menor" na mecânica.
 Esse é o suporte do freio traseiro tambor original, você tem que cortar a solda em ângulo que segura ele, sem "machucar" o tubo base. Não esqueça de sacar o rolamento da ponta de eixo pois o calor vai acabar com ele!
 Tem que ficar assim, bem liso e "bonito". A propósito, esse não é o mesmo lado da foto.
 A esquerda está o suporte original e a direita está o novo, quando for usar meu desktop (onde está o desenho do suporte) eu publico o dimensional dele. Você poderia usar o mesmo suporte e fazer mais furos no prato e suporte da pinça, mas dou duas razões para isso não ser a melhor solução:
1- Mais furos no prato vai deixa-lo mais fraco (obvio) e tampar o buraco com solda pode gerar deformações e tensões residuais indesejáveis.
2- A posição do suporte não é a mesma em relação a ponta de eixo do sistema original para o de disco, ele se move cerca de 12mm para dentro (vou confirmar ainda com o diferencial montado!) então você já vai ter que cortar a solda mesmo.
Aqui eu já inseri o suporte, para fotos, ainda falta um pouco para solda. 
O prato e o suporte vão ficar assim. Quando for fazer algo parecido, lembre sempre que o sangrador fica para cima para tirar o ar, assim você não inverte os lados! Quando o suporte estiver soldado eu coloco a distância e as fotos finais.
A parte de baixo está quase pronta para pintura, falta soldar alguns suportes extras para as linhas de freio do ABS e terminar de raspar (sem dúvida é a única coisa chata de restaurar um carro).
 Mais uma vez o Eduardo Baffica do Rio de Janeiro e o pessoal da Chev Car conseguiram salvar o meu projeto. O Eduardo me mandou os eixos, engrenagem e a moringa do câmbio tão perfeitos e limpos que se passariam por novos! Na Chev comprei uma moringa nova (não tinha conseguido a peça com o Eduardo quando comprei) e uma fechadura original do lado direito. Nunca ví uma fechadura tão macia quanto essa, nem mesmo a do lado do motorista que já era original é tão boa!
Para deixar os fãs do chevette curiosos e com inveja, segue acima foto de uma irmã da minha mais recente aquisição. Para quem conhece a história do chevette, é sabido que ele foi lançado em diversos paises em diversas versões e com diferentes nomes. No Brasil ele nunca teve direção hidráulica ou ar condicionado, no entanto, consegui a caixa de direção hidráulica (pasmem!) original, nova ainda na embalagem, do pontiac T-1000, que é um dos chevettes americano! Ela é totalmente idêntica a do chevette nacional, exceto pelo fato de ser hidráulica. Ou seja, vou ser provavelmente o único proprietário no Brasil de um chevette com direção hidráulica não adaptada, seguindo inteiramente o padrão da chevrolet!!! Não é barato e não vou contar quanto paguei, mas para quem tiver interesse, posso tentar conseguir outra com pagamento adiantado de não menos que R$2000 e previsão de entrega de não menos que um mês... quando chegar a minha, posto mais informações.

7 comentários:

  1. Legal seu porojeto amigo... Tenho um Monza SE 93. coloquei os freios do vectra 2011 na trazeira 5 furos , e os dianteiros do vectra B 99 16v, aqueles de 288mm. ta frendo muito.

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  2. Putz! gostei da direção! legal de mais veio, deu inveja mesmo rsrsrsrs.... Mas me dê uma dica de uma caixa hidraulica mais proxima a do chevette. Ouvi falar q a do palio é bem parecida. Minha criança é um DL 93. Agradeço se poder me ajudar! abraço

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    1. Muita gente me disse que a do palio realmente "serve" com pouca adaptação, mas para falar a verdade nunca testei e nem tenho uma caixa do palio para testar. Se você descobrir deixe uma mensagem para o pessoal saber, mas tome cuidado pois qualquer problema no sistema de direção pode ser letal.

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  3. gostei e to acompanhando a restauração ...tem um colega que colocou da bmw no chevette .... e colocou atuador hidraulico no sistema de embreagem ...to gostando de ver ..vai fica massa o seu chevette o meu ainda to montando vai fazer quase 1 ano que to mechendo nele ...mas creio que em breve ficara pronto ..abraços

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  4. buenos dia amigo roberto pinheiro quisiera saber como obtener el gato hidraulico de direccion del chevette original el que sale en la lnternet

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    1. Na época comprei no eBay, mas nunca mais apareceu outra! Por coincidência coloquei para funcionar fazem 2 semanas, ela é muito macia!

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  5. AR CONDICIONADO ELE TEVE SIM! sAIU INCLUSIVE AUTOMÁTICO. APENAS DIREÇÃO ASSISTIDA QUE ELE NÃO TEVE NO BRASIL

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