terça-feira, 10 de julho de 2012

A desmontagem e reparos das peças está progredindo, o travessão foi alinhado, junto com todos os componentes da suspensão da frente. As portas, bancos, carpete, chicote, etc foram removidos, o econoflex está pronto para ser montado no carro, assim que ele e os suportes estiverem prontos.
 As pinças de freio estão "boas", só preciso desmontar e lubrificar. Não sei de onde as pastilhas vieram mas estão em decomposição. Parecem ser "pós amianto", quando o pessoal tentava encontrar outra fibra que prestasse.
 A suspensão da frente está completa e alinhada, só falta levar para aplicar a pintura eletrostática. A princípio pretendo passar o pó preto, mas já fiquei em dúvida em usar outra cor mais forte.
 Essa bandeja já era, felizmente tinha uma nova original GM na CheveCar. No passado alguém tentou "alinhar" a suspensão alargando os furos dessa bandeja.
 O Econoflex praticamente montado. O "sino" em alumínio é a caixa seca para liga-lo no câmbio do chevette que comprei da HPRacing (OMetais no Mercadolivre) de Goias, Não recomendo para ninguém, o atendimento online e por telefone é um lixo e só me entregaram depois que abri uma reclamação no Mercadolivre. A qualidade da peça é ruim e tive que ajustar para dar alinhamento. Se forem fazer algo igual comprem da Adap Brasil que é mais negócio.
 Preciso ver o que vou colocar nesse buraco da direção hidráulica.
 O estado dos pinos das portas era lastimável o que explica a folga da porta. Espero que o buraco da dobradiça não esteja gasto também.
 Alguns fios e conectores originais ainda "funcionais" estavam ressecados e derretidos pelo calor. Pelo visto os fios não estavam bem dimensionados e os conectores estavam com mal contato.
 Pronto para funilaria. Falta desmontar apenas a parte do diferencial.
 O carpete está em bom estado mas ele é curto, nunca serviu, vou ter que trocar com certeza.
 Esse deve ser o único tecido que tem chance de ser reaproveitado, o forro do teto. vamos ver depois de lavado.
Os bancos está feios, a espuma está "mole" demais e tem alguns problemas no mecanismo de ajuste, que por sinal nunca funcionou. Não sei se compensa tentar resolver, pode ser mais negócio trocar os bancos.

22 comentários:

  1. parabens meu amigo!!!ja virei fã do seu blog,sou apaixonado por chevette,tenho um 92,to com a ideia em mente de colocar um motor 1,4 do celta ou prisma no meu sei que voce vai colocar um no seu, tenho um monte de perguntas, como adaptar,como fazer com o acelerador eletronico, e a chave codificada??quais peças devo pedir na hora de comprar ,se voce vai usar o modulo de injeção original !!!se voce puder me ajdar meu email é leodechevette@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Cara, se puder não pegue o do prisma, por alguma razão (provavelmente limitação eletrônica) ele tem alguns CV a menos (doideira da chevrolet) embora sua admissão seja em alumínio. A adaptação não é facil, não existe uma flange oficial para esse motor no cambio do chevette, você vai ter que comprar uma para chevrolet fase II (adap brasil) e alargar 10mm de dois furos. Os suportes de motor são um pouco complicados por causa do escape, quando terminar os meus eu vou postar o projeto, mas ainda nem comecei a trabalhar nisso, só verifiquei que é possível .... Você pode usar a injeção original (muuuiiiiito mais legal!) mas tem até que fazer uma roda fônica para o câmbio pois o módulo precisa de um indicador de velocidade do carro para controlar o acelerador de forma mais macia. Dá para usar uma injeção programavel (fueltech, megasquirt, pandoo, etc) mas, por mais que digam que fica bom, essas injeções não são triviais de programar utilizando todos os sensores do motor e você não vai conseguir a mesma relação de potência e eficiência originais, vai ficar com um ou com outro. Um problema sério de comprar um motor desses é que até os parafusos tem que vir junto pois são todos especiais, você vai precisar até das chaves, pedal do acelerador (serve perfeito no chevette) 3 chicotes do carro (2 que saem do módulo+o do painel e chave), caixa de fusíveis, todos os sensores, etc. A bomba de combustível tem que ser externa e precisa de um regulador de pressão de 4 bar. Pode ficar tranquilo que conforme eu for montando eu vou postando.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou pensando em fazer algo parecido no meu tubarão 76, só que usando um motor vhc 1.0 gasolina de 70cv, porque quero legalizar no documento.
    Queria saber se o vhc 1.0 é igual ao 1.4 por fora, porque daí eu posso usar a mesma flange da adap brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o da chevrolet é para ser igual, só não sei se a relação de marchas fica boa, tem um cara que acompanha o blog que teve um assim. O teu chevette tem motor cadastrado no documento?

      Excluir
    2. O original ta cadastrado, mais vou alterar e legalizar, pois o do corsa é apenas 2 cv mais potente, e da pra alterar até 10 por cento.
      Mas se eu comprar a flange adapbrasil é só alargar 2 furos tambem que encaixa?
      Usando o disco de chevette e a prensa de corsa precisa adaptar mais algo pra dar embreagem e encaixar direito? por que estou pensando em fazer uma flange para a capa seca do chevette pra sair mais barato, você acha que funciona ou pode dar divergência na prise?

      Excluir
    3. Como é que eles verificam a potencia do motor que você vai colocar na sua cidade? Tem lugares que os caras aceitam uma declaração assinada e outros exigem uma curva de dinamômetro em lugar credenciado, afinal, é muito fácil fazer um motor de fábrica ganhar até uns 30% a mais de potência só fuçando em compressão valvulas, entradas de ar e escapamento. Se você dá uma declaração assinada o detran já se exime da responsabilidade, se for mentira eles podem te prender.
      Não sei nem se vai precisar alargar os furos, pode ser que os da Adapbrasil já sejam alargadas.
      Para falar a verdade eu não me sinto confortável com flange, é praticamente impossível garantir o alinhamento num flange feito em casa e com sorte isso só vai diminuir a durabilidade da embreagem, mas pode chegar a causar outros problemas mais sérios.
      Pode ser que você sinta alguma diferença no carro por causa do torque um pouco menor desse motor e na rotação que isso acontece (3000 no chevette e 5400 no corsa). Veja se não consegue um câmbio do chevette JR, ele tem uma relação de marcha mais curta no inicio e é vendido a preço de banana.

      Excluir
    4. Moro em Guaíba RS, aqui eles só legalizam motores pela potencia ( CV ) especificados no documento do motor, e sendo com baixa no detran e a procedência do veiculo em que foi retirado o motor. Os caras são muito cheio de frescuras. mais por outro lado, eles nem querem saber se por dentro ele pode ser alterado, apenas o que importa é o documento.
      Quanto a adaptação, eu já andei em um celta vhc, e achei a primeira marcha muito curta, muito mesmo, e no lugar que vou comprar o motor, o cara me aconselhou a ficar com a caixa e o cardan de um chevette 93 DL 1.6 que está chegando pra ele, sei lá, fico meio na dúvida.
      Será que não tem chance de ficar até melhor que no celta, derrepente até mais econômico, pois vai trabalhar com o giro mais baixo na estrada? Ou você acha que pode ficar como se eu tivesse arrancando em segunda marcha no celta?
      Parece que o corsa e o celta 1.0 vhc ganham do chevette tanto na arrancada quanto em final, o que você acha?
      Outra dúvida que eu tenho, os buracos que você alterou da capa seca são os 2 mais de cima, perto do cabeçote? Eles são mais pra dentro? Porque se foi quer dizer que os outros da volta da caixa tem o mesmo formato do vectra, e os de cima só são mais pra dentro por causa do cabeçote que é mais estreito.

      Excluir
    5. A posição dos furos é identica do vectra, o parafuso se não me engano do lado oposto de onde fica o motor de arranque tem um tipo de tubo guia por fora que não entra no furo "original" da capa seca. O outro furo eu realmente não lembro, teria que olhar o motor, mas acho que não era um dos de cima.

      O problema que vai acontecer em relação ao câmbio é que você vai ficar numa rotação abaixo da de potencia ideal do motor e ele vai parecer meio frouxo. Os motores mais novos trabalham em rotação mais alta mesmo para aumentar a eficiencia. Em compensação o chevette é mais leve e esse motor é mais "elastico", então pode ser que não fique ruim e te de uma arrancada e uma final boas, o ideal é fazer uma planilha com as marchas, diferencial, peso e diâmetro dos pneus do celta e do chevette e calcular como vai ficar a situação. Quando calculei isso do meu em comparação com o corsa maxx ví que se o chevette tivesse um diferencial de 3,72:1 eles ficariam praticamente "iguais", mas como esse diferencial não existe fiquei com um 3,9:1.
      Até onde sei o chevette só tem dois câmbios de 5 marchas o para motores 1.6 e para o chevette Jr (1.0) e a diferença deles (confirme no google) é apenas a 1º marcha.
      Monte com seu câmbio e diferencial e se a 1º ficar ruim procure um de chevette jr, se no geral ficar ruim troque o miolo do diferencial, existe de 3,54:1, 3,9:1 e 4,1:1. Mas considerando que o motor original do chevette nunca fez milagres, provavelmente vai ficar bom de cara e o resto vai ser refinamento.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Me adicione no facebook, digite ( david prado guaiba ) na busca que vai encontrar, sou chapeador, no face tem fotos de alguns projetos meus, um opala 78 que estou restaurando, um ford taurus 95 que tinha queimado a elétrica, etc, podemos trocar idéias legais. aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, só vi agora sua mensagem. O pior é que não tenho facebook, mas aqui no blog tem meu contato pelo google +

      Excluir
    2. ok não tem problema. olha só, me disseram que devo utilizar a prensa do corsa, e pegar um disco de corsa e um do chevette e mesclar a parte de fora do corsa com o miolo da do chevette pra encaixar na prise ( arvore ) e prensar direitinho, e tambem me disseram que não tem problema se a prise não encaixar naquele rolamento que fica atraz do virabrekin porque quando colocam ap tambem nunca encaixa e funciona bem. Ta certo assim? se não estiver, agradeço se me explicar como você vai adaptar a embreagem.

      Excluir
    3. Um fabricante de embreagens que montou o "kit" para mim, mas pelo que eu ví, é o disco do chevette com o platô do corsa, não tem muito que misturar não, o tamanho do disco bate.

      Excluir
  6. Olá primo! Td bem!? Quer me vender seu carpete já que não vai usá-lo? Entre em contato daniloabreu@email.com.br Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não vou usar ele mesmo pois ele está "curto" para o assoalho do chevette, acho que sofreu algum tipo de retração e seria necessário fazer algum corte e colagem para corrigir. Nem sei onde ele está no momento pois meu carro está todo encaixotado, mas de qualquer forma não acho que compense para você, o frete ficaria muito caro por causa do volume (ele é meio rigido e não dá para dobrar, só enrolar), tem varias lojas que vende ele novo e sem retração em varias cidades.

      Excluir
  7. ola amigo blz? o chevas vai ficar massa hein,,vc sabe como adaptar os bancos do celta no chevette passo a passo?? fico no aguardo obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não tenho nem ideia de como é o banco do celta, mas te afirmo que adaptar qualquer banco no chevette é problema por causa dos desniveis que o assoalho tem. Muitas pessoas colocam um trilho mais estreito passando pelo meio, mas o assoalho não reagem bem a mudança do local da tensão, É mais fácil "misturar" os dois bancos.

      Excluir
  8. oi Paulo roberto qual disco vc usou o do chevette ou do motor econoflex.
    eu comprei um 1.4 econoflex do corsa sedan 2010,se vc puder me ajudar como stalar o disvo de embreagem e qual as peças e o procedimento eu agradeço obg desde ja

    ResponderExcluir
  9. qual disco vc uso o do chevette se vc puder me dar uma ajuda agadeo desde já Paulo roberto

    ResponderExcluir
  10. Amigo sei que faz tempo que vc fez seu carro vc não tem o contato do cara que vc comprou a caixa de roda

    ResponderExcluir
  11. Amigo montei no meu Chevette um motor econflex só que não andei ainda será que vai ficar ruim para andar

    ResponderExcluir
  12. DARIA PRA POR O MOTOR DA MONTANA 1.8 SEM FLANGE
    E USAR OS SUPORTES DO OMEGA ?

    ResponderExcluir